
Matching family tree profiles for Estevão Alves Correa
view all
Immediate Family
-
daughter
-
mother
-
father
-
brother
-
sister
-
brother
About Estevão Alves Correa
FILHA E NETA DE FUNDADORES DE AQUIDAUANA FAZ CEM ANOS, por Paulo Corrêa de Oliveira
No dia 26 de janeiro de 1904 nascia em Aquidauana Antônia Alves Corrêa. Depois, casada com o médico Dr. Athanagildo Leite Ferraz, passaria a assinar: Antônia Corrêa Ferraz.
Antônia é filha do fundador de Aquidauana, Estêvão Alves Corrêa, com o apelido de Coronel Chá. Entre os filhos dos cinco fundadores históricos da cidade, ela é a única representante viva.
Neste ano, ficamos sabendo de duas revelações a respeito de Estêvão Alves Corrêa:
A primeira, é que seu título de Coronel não foi simplesmente uma designação política. Ele vem de uma carta patente assinada pelo Vice-Presidente da República, Floriano Peixoto, que assumiu o governo pela renúncia do marechal Deodoro da Fonseca. Esse registro tem a data de 17 de maio de 1892. E nesta função, prestou juramento em Corumbá e entrou em exercício do cargo no dia 22 de setembro de 1892.
A segunda revelação nos foi dada pela própria Antônia. Ela se refere ao apelido intrigante de “Coronel Chá”. Contou-nos ela que seu pai, quando criança, não gostava de leite. Daí, quando era chamado para tomar esse alimento ele só dizia: chá!...chá!... Suas irmãs mais velhas então lhe deram o apelido de “Chá”. E o apelido pegou. Mais tarde, seu filho que também recebeu o nome de Estêvão (pai do ator Rubens Corrêa) herdou também o apelido de “Chazinho”.
Estêvão Alves Corrêa, o Coronel Chá, foi uma grande personalidade dos primeiros tempos de Aquidauana. Além de fundador, fez doação ao município de sua terra à margem esquerda do rio Aquidauana constante da sesmaria Santa Maria, conforme documentação de registro de doação, origem da sede do atual município de Anastácio.
Quando da construção da ponte metálica, os recursos advindos da subscrição popular foram insuficientes para a obra. Foi ele um dos que complementaram o valor para essa finalidade.
Foi, na época, um dos maiores proprietários urbanos da cidade, tantas edificações fez erguer na nova cidade.
Foi eleito o primeiro Presidente da Câmara, em 1906, e Intendente-Geral em 1916 e 1921.
Antônia acumula outra ligação histórica com Aquidauana. É neta de Augusto Mascarenhas, outro fundador.
Estevão Alves Corrêa casou-se, em primeiras núpcias, com Malvina Alves Corrêa, tendo com ela nove filhos. Viúvo, casou-se com Innocência Mascarenhas Alves Corrêa, filha de Augusto Mascarenhas, com quem teve onze filhos. Antônia é a primogênita dos onze.
No folclore da família, conta-se que o Coronel Chá, viúvo, foi pedir a mão de Innocência para o seu filho Humberto. Acontece que Augusto Mascarenhas, meio surdo, entendeu que o noivo seria o próprio Coronel e aquiesceu com satisfação. Para não ficar mal, o Coronel Chá pediu então a mão de sua outra filha, Coralina, apelidada Lalina, para o seu filho Humberto.
E tudo ficou assim resolvido em família.
Antônia é, pois, filha de Estêvão Alves Corrêa e de Innocência Mascarenhas Alves Corrêa, neta portanto de Augusto Mascarenhas.
Antônia, por sua vez, teve cinco filhos: Yonne, Nilza, Gilka, Gildo e Nelson. Destes, dois vivos: Gildo e Nelson que a tratam com um carinho muito especial. Possui duas noras, um genro, vinte netos, vinte e quatro bisnetos e onze trinetos.
A festa dos seus cem anos reuniu em Maceió, onde atualmente reside, grande número de parentes que compartilharam com alegria e emoção desse dia único e inesquecível.
Aquidauana fez-se presente através de vários representantes das famílias: Corrêa, Ferraz, Ribeiro e Mascarenhas.
Fonte: http://acletrasms.com.br/lersuplem.asp?IDSupl=11&Pag=2
view all
Estevão Alves Correa's Timeline
1904 |
January 26, 1904
|
Aquidauana, Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brazil
|
|
1937 |
July 27, 1937
|
||
???? |
Brazil
|