• Join - It's Free

Joaquim José Felizardo

Is your surname Felizardo?

Connect to 244 Felizardo profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Joaquim José Felizardo (1839 - 1899)

Birthdate:
Birthplace: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: 1899 (59-60)
Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of José Manuel Felizardo, Filho and Gertrudes Francisca da Soledade
Husband of Ermelinda Augusta Ferreira de Almeida
Father of Julieta de Almeida Felizardo; Joaquim José Felizardo, Junior and Leocádia Prestes
Brother of Clemência Maria da Soledade Felizardo; Maria José Soledade Felizardo; Maria Felizardo and Manuel Soledade Felizardo

Managed by: Private User
Last Updated:

About Joaquim José Felizardo

Trecho extraído de "O cavaleiro da esperança, vida de Luís Carlos Prestes" de JORGE AMADO:

Em Leocadia se revelavam os traços mais acentuados do caráter dos
pais. De dona Ermelinda vinha-lhe a insatisfação, o desejo de evoluir, de acompanhar a marcha das ideias; de Joaquim José herdara os sentimentos progressistas, o amor à cultura, a compreensão das injustiças sociais.

Um curioso homem, esse comerciante, Joaquim José Felizardo. o espetáculo dos políticos profissionais cuidando dos próprios interesses em vez de se preocuparem com os interesses do povo e do país levara-o a odiar a política, a considerá-la como algo indigno. Culto, leitor ávido de quanto livro novo aparecia na europa, era um estranho tipo de co- merciante, se diferenciando dos seus colegas da época não só por ser letrado e capaz de discutir com qualquer homem da lei ou qualquer político, como porque se revoltava contra princípios inteiramente as- sentes como os dogmas da igreja ou a escravidão. tudo isso o fazia sim- pático a todos os infelizes, a todos os que formavam a legião imensa dos pobres, dos oprimidos, dos escravos. A abolição o apaixonava, os versos de Castro Alves eram seus versos favoritos. É verdade que o seu ódio à política limitava a sua colaboração à campanha abolicionista. não for- mava ao lado do partido que clamava pela redenção dos escravos. Des- confiava que esse partido jogava com tão nobres palavras e tão belas ideias apenas como uma hipócrita bandeira política. José Felizardo acreditava que a hipocrisia era o mais torpe dos defeitos. Fazia abolição à sua maneira: comprando escravos com o único fito de libertá-los, em- pregando fortunas nessa obra de fazer homens livres. “Pai dos ne- gros”, chamavam-no em Porto Alegre. As portas da sua casa sempre estiveram abertas para os negros fugidos que ali encontravam a fortale- za de onde os senhores não os podiam sacar. De uma maneira ou de outra o comerciante que lia Revolução Francesa e declamava Castro Alves dava-lhes o presente da liberdade.

Os negros o saudavam na rua:

— Bênção, meu pai…

E saudavam-no também, com carinho e respeito, as viúvas e os órfãos que sabiam que naquela mansão da rua da Ponte encontrariam sempre um alívio a seus sofrimentos, u’a boa e carinhosa mão que lhes ajudaria sem parecer estar ajudando. Sua morte foi um dia de luto para toda a ci- dade. Nessa tarde de 1899 o presidente do estado ia atrás do carro fúne- bre. Mas ia também uma multidão anônima, gente pobre, mulatos, viúvas e negros, principalmente negros, escravos que ele resgatara.

(https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:yg0TihHvyScJ:www.companh...)

view all

Joaquim José Felizardo's Timeline

1839
March 27, 1839
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1868
June 18, 1868
Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1870
January 20, 1870
1874
May 11, 1874
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1899
1899
Age 59
Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil