Leyde de Moraes de Moraes Guimarães

public profile

Is your surname Vale Guidi de Moraes?

Research the Vale Guidi de Moraes family

Leyde de Moraes de Moraes Guimarães's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Leyde de Moraes de Moraes Guimarães (Vale Guidi de Moraes)

Birthdate:
Birthplace: Inconfidentes, MG, Brazil
Death: February 04, 2021 (99)
Ouro Fino, MG, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Jose Roberto de Moraes and Olimpia Vale Guidi de Moraes
Wife of José Guimarães
Mother of Francisca Elisa Guimarães; Maria Olimpia Guimarães; Teófilo Moraes Guimarães and Marcia Regina Guimarães

Managed by: Nádia Moller Costa da Silva
Last Updated:

About Leyde de Moraes de Moraes Guimarães

A historiadora ourofinense Leyde Moraes Guimarães, popularmente conhecida como Dona Leyde, recebeu em 2017 a Medalha da Inconfidência – mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais para personalidades que contribuíram para o enriquecimento da cultura e do povo mineiro.

A história de quem faz a História de Ouro Fino

A professora Leyde Moraes Guimarães nasceu no então periférico e rural Núcleo Colonial de Inconfidentes, que mais tarde se emanciparia de Ouro Fino. Na central e urbana Ouro Fino é que portanto cresceu, casou e criou seus filhos. Foi em Ouro Fino que concluiu os estudos e que fez muitos estudar. O rigor como diretora da ¨Escola Normal¨, nenhum de seus ex alunos esquece.

Também estudou sobre Ouro Fino e região, trilhando as veredas do professor, depois marido, o intelectual Doutor Jose Guimarães. O sobrinho do Pároco, Monsenhor Teófilo Guimarães, foi bastante conhecido dos meios históricos e genealógicos e ¨Dona Leyde¨, como todos da cidade a conhecem, foi sua melhor discípula. Filha, esposa, mãe e cidadã na busca do exemplar, ela será sempre conhecida pelos seus méritos educacionais e pela a autoria da Bandeira de Ouro Fino. Quase centenária é testemunho vivo, mas humano, da evolução e memoria da cidade. Fonte: jornal folha de ouro Informado por Jackson Bertagnoli

NOTA DE FALECIMENTO:

Faleceu hoje 04/02/2021 , aos 99 anos, em Ouro Fino, Minas Gerais, nossa associada Dona Leyde Moraes Guimarães, viúva do Dr. José Guimarães, autor de diversos trabalhos genealógicos e da obra póstuma “As Três Ilhoas”.

Ela nasceu em Inconfidentes, Minas Gerais, aos 31 de agosto de 1921, filha de José Roberto de Moraes e de Olímpia Vale Guidi de Moraes. Casou-se em Ouro Fino, no dia 20 de dezembro de 1945, com o Dr. José Guimarães, nascido em Cambuquira, Minas Gerais, em 5 de maio de 1909, e falecido em Ouro Fino, a 1º de julho de 1987.

Exerceu o magistério por quarenta anos, sendo professora normalista de 2º grau formada pela Escola Normal Oficial de Ouro Fino, em 1940; licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino; com licenciatura plena em Administração Escolar, Inspeção e Disciplinas Pedagógicas de 2º grau. Pertencia a diversas associações culturais. Em 2017, ela foi agraciada com a “Medalha da Inconfidência”, outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

O mundo dos genealogistas e pesquisadores é muito grado a Dona Leyde Moraes Guimarães, que sempre franqueou, de forma amável e prestativa, o acesso ao acervo deixado por seu marido.

Na década de 90, Dona Leyde Moraes Guimarães permitiu a publicação de “As Três Ilhoas”, expressivo trabalho que havia sido deixado pelo Dr. José Guimarães. Para tanto, contou com o empenho do nosso associado Roberto Vasconcelos Martins.

Em quatro volumes, a obra é referência e fonte de consulta obrigatória para aqueles que se interessam por genealogia. Ela descreve a descendência de três irmãs açorianas que, por volta de 1723, vieram para o Brasil, onde se tornaram figuras lendárias, troncos de importantes famílias mineiras: Antônia da Graça (antepassada dos Junqueiras e Meireles), Julia Maria da Caridade (de quem descendem os Garcias, Carvalhos, Nogueiras, Vilelas, Reis e Figueiredos) e Helena Maria de Jesus (avó maior dos Resendes).

Dona Leyde Moraes Guimarães também fez publicar ou republicar alguns trabalhos de seu falecido marido na Revista da ASBRAP: “Genealogia de Vital Brasil”; “O Sargento Mor Manuel Nunes de Gouvêa, um povoador do Sul de Minas”; “A Capela de Caldas e seu desmembramento de Ouro Fino”; “Família Borges da Costa”; “O Fundador de Baependi” (importante trabalho sobre a genealogia do Capitão Mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó), “Paróquias Paulistas no Sul de Minas”; “Maria da Fé – A verdadeira origem do nome da cidade”; “Dona Maria Pedroso” (mulher do Capitão Mór João de Toledo Pisa e Castelhanos) e “Os Fundadores de Três Corações”.

Em 2010, Dona Leyde Moraes Guimarães trouxe à lume um livro de sua autoria, que trata da história de sua terra natal, além de dados biográficos e genealógicos de pessoas dessa localidade: “Inconfidentes, a terra que me viu nascer: aspectos históricos gerais”.

Dona Leyde Moraes Guimarães deixa os filhos Francisca Elisa Guimarães; Maria Olímpia Guimarães Silva, casada com Waldir Brasil Silva; Teófilo Moraes Guimarães, casado com Donice de Freitas Garcia; e Márcia Regina Guimarães, casada com Clayton Montagnolli Júnior; bem como os netos Rafael, Fernando, Sara, Henrique, Lia, Heloisa, Nara e Samuel; e a bisneta Alice.

Em nome da “família” ASBRAP, transmitimos nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares da estimada Dona Leyde Moraes Guimarães.

A Diretoria da ASBRAP
view all

Leyde de Moraes de Moraes Guimarães's Timeline

1921
August 31, 1921
Inconfidentes, MG, Brazil
2021
February 4, 2021
Age 99
Ouro Fino, MG, Brazil
????
Ouro Fino, Ouro Fino, Minas Gerais, Brazil
????
Ouro Fino, Ouro Fino, Minas Gerais, Brazil
????
Ouro Fino, Ouro Fino, Minas Gerais, Brazil
????
Ouro Fino, Ouro Fino, Minas Gerais, Brazil