Matching family tree profiles for Magalhães Pinto
Immediate Family
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
mother
-
sister
-
sister
-
sister
-
sister
-
brother
About Magalhães Pinto
Foi um político brasileiro.
Biografia
Sua vida profissional se iniciou quando tinha dezesseis anos. Seu primeiro emprego foi no Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais. Com 17 anos já era gerente da agência.
Foi presidente da Associação Comercial de Minas Gerais presidindo a Federação de Comércio daquele estado. Em 1943 foi diretor do Banco da Lavoura. Assinou o "manifesto dos mineiros" sendo afastado por imposição do governo federal.
Em 1944 fundou o Banco Nacional de Minas Gerais. Conservador, foi fundador também da União Democrática Nacional (UDN). Foi deputado à Assembléia Constituinte de 1946, renunciou ao mandato para ocupar o cargo de secretário de Finanças de Minas Gerais no governo Milton Campos.
Governou o estado de 1961 a 1966, quando criou o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Nesta época, financiou o Ipes e foi um dos principais artífices do golpe militar de 1964.
Em 7 de outubro de 1963, durante o seu governo, ocorreu o trágico Massacre de Ipatinga.
Após o Golpe de 1964, sua fortuna se multiplicou e incorporou mais seis bancos em 1972. Criando em seguida o Banco Nacional S/A, com sede em Belo Horizonte.
No governo Costa e Silva, foi ministro das Relações Exteriores, articulador de empréstimos internacionais para o financiamento de obras de infra-estrutura para o desenvolvimento do Brasil, cuja política ficou conhecida como "Diplomacia da Prosperidade". Em alguns pontos semelhantes à Política Externa Independente (PEI), dos governos Jânio Quadros e João Goulart, divergindo quanto à reformas sociais. Ciente de que a détente entre os EUA e a URSS modificava as regras da política global, em especial com o agravamento do antagonismo Norte-Sul, propugnava uma aliança com o Terceiro Mundo, com o objetivo de modificar a sua participação no sistema internacional. Nesse período o Brasil passa a compor o recém criado Grupo dos 77, além de se recusar em assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).
Foi grande financiador de empreiteiros de obras públicas na época do Milagre brasileiro. Foi duas vezes deputado federal por Minas Gerais e senador entre 1971 e 1979. Filiado a Arena, participou em 1980 da fundação do Partido Popular. Após a incorporação deste ao PMDB, filia-se ao PDS.
Deixou a política em 1985, por motivo de doença.
Homenagens
O estádio do Mineirão, o segundo maior do Brasil, é denominado Governador Magalhães Pinto em sua homenagem. A avenida principal da cidade de Coronel Fabriciano é denominada Avenida Governador José de Magalhães Pinto.
Fonte: Wikipedia
Magalhães Pinto's Timeline
1909 |
June 28, 1909
|
Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, Brazil
|
|
1996 |
March 6, 1996
Age 86
|
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
|